5 de dezembro de 2010

Para gostar de: Joss Stone



Joss Stone
Eu conquistei o direito de errar!
Eu estive pra baixo por muito tempo,
Eu queria ser livre
Então eu finalmente respirei...
...Eu tenho o direito de errar
Então apenas me deixe em paz!

A única cantora do Soul a ter surgido no novo século, Joscelyn Eve Stoker nasceu em Dover, Kent, Inglaterra em 11 de Abril de 1987 e cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e Soul Music cantados por artistas como Dusty Springfield, Jackie Wilson e Aretha Franklin. No ínicio de sua carreira Joss foi bastate comparada com a cantora Janis Joplin, talvez pelo seu visual hippie de se vestir. Claro que essa comparação com uma das pricipais referências da música mundial ajudou bastante na carreira de Joscelyn Stone.






(para quem não conhece Janis Joplin, deixo duas coisas, além da foto ao lado que resumem bem a cantora)
  

Janis Joplin - Piece of my heart


“Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã.” Janis Joplin

“Hoje” mais conhecida como Joss Stone a jovem cantora de 23 anos já é considera uma diva do Soul (estilo musical inicialmente caracterizado como música NEGRA), em seu quarto álbum lançado em 2009 “Colour Me Free!” a cantora carrega a responsabilidade de manter o sucesso obtido com seus álbuns anteriores:  
  • The Soul Sessions (As Sessões de Soul) (2003) – Álbum de estreia onde Joss regravou músicas consideradas clássicos da Soul Music. 

  • Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma) (2004) – Aos 17 anos e com sucesso inesperado entre os críticos musicais pelo álbum de regravações a cantora troca de gravadora (sob rumores de ter sido demitida por estar namorando o filho de seu produtor, 8 anos mais velho)  e lança um álbum de inéditas “Mind, Body & Soul” que acabou fazendo um sucesso ainda maior que seu antecessor, quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, antes pertencente a Avril Lavigne, com o sucesso “You had me”
(na mesma época Joss começa a atingir um grande público de fãs brasileiros com sua música virando tema da novela “Da cor do pecado”)

Joss Stone - Super Duper Love


  • Introducing Joss Stone (Apresentando Joss Stone) (2007) Joss Stone mostra seu lado mais pop/rock com o novo álbum, não deixando de ser um sucesso de público e crítica. Nesse mesmo álbum Joss mostra sua veia para duetos músicas com a música “Tell me what we're gonna do now” que conta com a participação do conceituado rapper Common.
As parcerias feitas por Joss Stone são mesmo um sucesso, prova disso é que a cantora concorre ao Grammy Awards 2011 com a parceira feita com o Jeff Black (saiba mais) à Melhor Performance Rock Por Grupo ou Dupla com Vocais. Esse sucesso de parceria, sem dúvidas e fruto de uma forte credibilidade conquistada pela cantora no cenário musical.
Quando perguntada sobre o porquê tantos artistas já quiseram trabalhar junto com ela em duetos, ela diz:

“Eu não sei. Não faço ideia. Eu acho que é porque eu gosto de música verdadeira.”

Essa é Joss Stone que no último dia 10 de Outubro participou do festival SWU realizado em 2010 no Brasil e considerado o maior movimento de conscientização em prol da sustentabilidade no país. Esse show foi o maior público da cantora no Brasil, que já esteve outras vezes por aqui, mas nunca cantou para um público tão grande.

Joss Stone - RIGHT TO BE WRONG (Live SWU Music and Arts Festival, Brasil 2010)


Acredito que depois dessa apresentação não há mais nada a ser dito sobre Joss Stone.

Um comentário: